BICICLETARIA NA BIENAL DE ARTE DE CURITIBA

BIENAL DE CURITIBA GANHA PREMIO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRÍTICOS DE ARTE E O DESTAQUE SÃO OS PASSEIOS DE BICICLETA OFERECIDOS PELA BICICLETARIA CULTURAL

Na terça-feira, dia 22 de maio, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba recebeu o PRÊMIO DESTAQUE ABCA 2011 da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A solenidade de premiação aconteceu no Teatro do SESC da Vila Mariana na cidade de São Paulo. O diretor geral da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, recebeu o prêmio representando a Comissão Organizadora da Bienal.

A ABCA premia anualmente os destaques entre críticos, artistas, pesquisadores, curadores, personalidades que apóiam as artes, exposições, publicações e instituições atuantes no cenário nacional.

A presidente da comissão organizadora da Bienal de Curitiba, a arquiteta Luciana Casagrande Pereira afirmou “Divido os méritos pelo prêmio destaque ABCA 2011 com os artistas, curadores, conselheiros e equipe da Bienal, instituições parceiras, patrocinadores, apoiadores, colaboradores, imprensa e púbico visitante. Agradeço também aos membros da ABCA e à crítica Adalice Araújo pela indicação da Bienal.”

A Bienal de Curitiba foi premiada pelas ações de sua 6ª edição, com o título “Além da Crise”, que ocorreu em Curitiba e contou com atividades nas cidades de Florianópolis (SC), Londrina (PR), Cascavel (PR), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Presenciaram a solenidade os homenageados, a diretoria da ABCA, o Secretário de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, diretores de museus, críticos de arte, jornalistas e personalidades da área cultural vindas de diversas regiões do país.

A 6ª Bienal de Curitiba aconteceu entre os dias 18 de setembro e 20 de novembro e reuniu obras de mais de 80 artistas de países dos cinco continentes. A programação geral da Bienal de Curitiba incluiu projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, exposições, performances e interferências urbanas, ocupando 67 espaços da cidade da cidade.

As visitas guiadas de bicicleta aos espaços expositivos foi um dos maiores destaques da Bienal de Curitiba e foi realizado inteiramente com o apoio da Bicicletaria Cultural. Além disso, as dependências da Bicicletaria abrigaram as obras do artista Cleverson Sauvaro e ainda algumas palestras.

A curadoria geral da Bienal de Curitiba foi realizada por Alfons Hug e Ticio Escobar. Na co-curadoria as responsáveis foram Adriana Almada e Paz Guevara. Ainda participaram da Bienal de Curitiba alguns curadores convidados Alberto Saraiva, Artur Freitas, Eliane Prolik e Simone Landal. A curadoria do projeto educativo foi elaborada por Denise Bandeira e Sônia Tramujas.

A 6ª Bienal de Curitiba foi realizada pelo Instituto Paranaense de Arte em parceria com a Universidade Federal do Paraná, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e contou com o patrocínio indispensável da Eletrobras, BNDES, Tiisa, Instituto Votorantim, Petrobras, Volvo, Correios, Compagas – através do programa Conta Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, apoio da Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, APAP, AICA e UFPR.

http://www.abca.art.br/

http://www.bienaldecuritiba.com.br

 

A BICICLETARIA CULTURAL AGRADECE O IPAR PELA OPORTUNIDADE

E AGRADECEMOS IMENSAMENTE A KURITBIKE PELO EMPRESTIMO DAS BICICLETAS

KuritBike

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s