“Uma câmera aponta para uma lixeira na praça. Ao redor, pessoas correm, muitas nem sabem atrás do quê. Cidadãos invisíveis reviram as latas e seguem silenciosamente seu caminho. Não são catadores ou mendigos, mas aposentados e empregados que, com sua fala verdadeira e contundente, nos fazem rever conceitos de felicidade enquanto limpam a cidade”.
COM A DIREÇÃO: Chico Cardoso
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Maurício Baggio
EDIÇÃO: Adalgisa Lacerda
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Taty Ravedutti/Chico Cardoso
CÂMERAS: Maurício Baggio/Elisandro Dalcin
TRILHA SONORA: Ferryboat (Luiz Antonio Ferreira, Carlos Alberto Lins e Angelo Stroparo)
SOM: Robertinho Oliveira
LETTERINGS: Daniel Duda
DESIGN:Simara Ramos
ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO: Eduardo Prante/Gilberto Canabarro
SONORIZAÇÃO: Carlos Freitas (Pulsar Estúdio)
PESQUISA: Júlio Garrido
CONSULTORIA INFORMAL: Antônio Marçalo
release:
Do alto de um edifício, filmamos uma lixeira durante três dias e, lá embaixo, entrevistamos as pessoas que mexeram no lixo, exceto catadores e mendigos. A proposta era oferecer grana, caso se recusassem a falar e filmar sua reação nesse momento, mas eles aceitaram logo de cara.
Encontramos figuras surpreendentes que jamais suspeitaríamos que fizessem isso e, mais ainda, com falas articuladas e consciência política e ecológica.
A maioria cata latinhas para complementar a aposentadoria, outros também trabalham. Apesar da ganância de alguns compradores, dos riscos de contaminações ou ferimentos e até de serem assaltados, eles não se queixam das dificuldades diárias.
Pelo contrário, parecem mais felizes que aqueles que atravessam a praça apressados e sem prestar atenção à vida ao redor, correndo atrás nem sabem do quê.