Essa Retrospectiva são Olhares para o Futuro

Essa Retrospectiva são Olhares para o Futuro

O Fórum Mundial da Bicicleta está organizando uma exposição audiovisual retrospectiva. A exposição, intitulada ‘Essa retrospectiva são olhares para o futuro’, será inaugurada na próxima quarta-feira, 26 de março, e incluirá fotografias ‘convencionais’, vídeos e fotografias partilhadas através de Instagram e identificadas com o hashtag oficial do Fórum – #fmb3.
Para além de inaugurar o espaço ‘Curta na Foto’ do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, dedicado a exposições de curta duração, será a primeira vez que Curitiba recebe uma exposição cujo acervo inclui fotografias partilhadas através da rede social Instagram.
A inauguração começará pelas 18h, com concerto dos Nomad Magush e com coquetel vegano.
Mais informações emwww.facebook.com/retrospectivafmb3

***

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2014, Curitiba recebeu o 3. Fórum Mundial da Bicicleta. Nesse Fórum, muito para além de se discutirem políticas de incentivo ao uso da bicicleta na cidade e de promoção de uma mobilidade urbana sustentável, se quebraram barreiras e se abordaram temas bem mais abrangentes.

Constatou-se que a bicicleta faz parte de uma revolução que, através de várias manifestações, está se tornando cada vez mais visível. Uma revolução que está dando novamente destaque ao amor, que estápondo a tônica nas relações humanas e que busca nas cidades a base e o ambiente para essas mesmas relações. Uma revolução que está questionando os paradigmas vigentes, defendendo que as cidades se devem repensar e transformar em função das pessoas e não em função dos carros – bolhas que alienam em vez de aproximar. Daí que o tema do Fórum esse ano tenha sido “A cidade em equilíbrio”, que, por diversas vezes, se tenha escutado “Mais amor, menos motor”, que o próprio Fórum tenha sido feito de pessoas para pessoas.

Pessoas com diferentes olhares, diferentes perspetivas, mas unidas em busca de cidades mais humanas, mais equilibradas, mais livres e mais sustentáveis. Em suma, cidades com futuro. Essa exposição – de vocação temporária e itinerante – pretende dar voz a esses diferentes olhares, a essas diferentes perspetivas, perenizados através de vídeo, fotografia “convencional” e fotografia partilhada através de Instagram identificada com o hashtag oficial do Fórum (#fmb3). Não pretende reconstituir o evento – nem, tampouco, reunir todo o material de documentação captado durante o Fórum -, o que seria impossível e, cremos, um esforço inglório. Pretende antes ser um espaço de polinização cruzada entre arte e ativismo – puro “artivismo” -, mantendo o Fórum na memória comum e assinalando – assim como as obras que Mona Caron, Tom +Amor, Rimon, André Mendes, Thipan, entre muitos outros artistas, ofereceram à cidade de Curitiba – os ambiciosos objetivos que temos pela frente.

Por isso, essa exposição, apesar de recordar, de revisitar, tem os olhos postos no futuro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s