SÃO 4 ANOS DE BICICLETARIA

SEMANA COMEMORATIVA DOS 4 ANOS DA BICICLETARIA CULTURALaniversario4web

Com uma efervescente programação artística, a Bicicletaria Cultural é também referência no apoio aos ciclistas urbanos com serviços e informações. Em uma área de 200 m² localizada no centro de Curitiba, há 4 anos a Bicicletaria promove a contaminação de diferentes públicos, pautada por ações que prezam a escala humana, a parceria local, a economia criativa e processos qualitativos. Com uma prática em constante amadurecimento, suas potencialidades se desenvolvem em rede. É premiada nacionalmente por promover a mobilidade de bicicleta e, mundialmente, como um empreendimento social e inovador.

A Bicicletaria Cultural é junção de vários enlaces. A começar pelos idealizadores Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum que a construíram sob atmosfera dinâmica e familiar, outro é da equipe de colaboradores que são os pilares de toda a engrenagem idealista e operacional e ainda, o de grandes parceiros. Entre eles, tem sede no mesmo endereço a Farol Galeria de Arte e Ação Contemporânea que promove mais uma esfera de contaminação de públicos com a difusão da produção artística local e apresenta a exposição em cartaz Tunel de Transições de Juan Parada de 15/08 a 30/09. A Farol colabora com o da gestão criativa e contextualiza a arte no cotidiano e processo vida/arte/vida. Já a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, trabalha de forma mútua e complementar, com objetivo de ampliar uso da bicicleta como veículo urbano e de representatividade nas esferas das políticas públicas. Em relação ao endereço que estão instalados, esse ecossistema é o berço do pensamento da ocupação da região e atuais gestores da agenda da Praça de Bolso do Ciclista.

Também nasceu aqui a p.ARTE – Mostra de performance de arte, ação idealizada por Patricia Valverde e Fernando Ribeiro. Essa mostra gera repertório ao público curitibano e intercâmbio entre artistas brasileiros. Ẽ referência nacional e internacional em performance e desta vez traz 2 artistas de Minas Gerais, Marco Paulo Rolla e Fernanda Branco Polsen, ele participou na exposição Terra Comunal de Marina Abramovic no começo do ano, em Sâo Paulo e ela, Polsen tem trabalhos em diversas mídias como video e fotografia e com coletivos. Todas as edições aconteceram na Bicicletaria Cultural e estão registradas no site p-arte desde 2012.

Motivos e história é o que há pra comemorar. Se não conhece o lugar “vale muito a pena”. Aos que já conhecem primeira coisa que chama a atenção ẽ o corredor de plantas cuidadas e montadas pelo jardineiro e equipe Mago Jardineiro. Eles é que cuidam do paisagismo e tem conhecimento sobre os vasos e poderes dessa biodiversidade. Aliás, biodiversa é toda a Bicicletaria Cultural. Este é um convite para Curitiba conhecer mais essa iniciativa que nela reencontra a sua referência de cidade ecológica e de referência em mobilidade.  

Programação especial de aniversário de 4 anos de 17/08 a 22/08:

Cada dia terá uma atração que começará as 20h:

Segunda feira, 17/08 som instrumental de Du Gomide e Denis Mariano

* Terça, 18/08 o som curitibano da banda Regra 4 com E2: Eugenio Fim e Endrigo Bettega *

Quarta, 19/08, o dia do parabéns embalado por Alohavana de som latino e alegre

* Quinta 20/08, tem a composição poẽtica e sambista de João Francisco Paes e a Micro Escola de Samba

Sexta 21/08 é dia da mostra p.arte, integrada a programação da XXI Bienal Internacional de Artes Visuais de Curitiba (mais informações dos artistas no texto acima)

* Sábado 22/08 encerramento com Melina Mulazani no show Mê e o monstro da barriga esburacada de petipavê.

Se já não bastasse essa programação, serão inaugurados 2 novos bike foods na cidade – modalidade de servir comida itinerante sobre bicicletas customizadas com Brownies da Lulli e Beer Bike (servir chopp). Para jantar, quem conhece Hanna em Casa não vai perder! pois é conhecida por servir alta gastronomia com acessibilidade em happenings na Praça de Bolso do Ciclista.

Horário de funcionamento

de seg. a sex. das 7h30 as 19h30

(estacionamento e oficina mecânica)

Horário especial de happy hour:

de seg a sex das 19h as 23h

23h e sab. das 17h as 23h

* Terça dia 18/08 E2 é composta por Eugênio Fim (voz e violão) e Eugênio Bettega (bateria) trazem suas experimentações com o repertõrio de mais de 10 anos da Regra 4, banda curitibana que mescla elementos eletrônicos, MPB e ritmos afrobrasileiros

* Quinta 20/08 João Francisco Paes, traz a narrativa musical do samba paulista, imaginário urbano e altamente poético. Ele é compositor reconhecido em suas mais de 100 músicas próprias.

* Sábado 22/08 Melina Mulazani apresenta Mê e o monstro careca da barriga esburacada de petipavê ainda mais orgânica e integrada do que antes. Mais ecologia, mais enraizada e ancestralizada, cheia de vida e movimento. Com Du Gomide (guitarra, voz), LO (Luiz Otávio): baixo e Denis Mariano (bateria e voz).    

Prêmios

A rede se estende também na esfera internacional devido ao reconhecimento pelo empreendimento eco social e de inovação para espaços urbanos dado pelo Instituto da Suécia e Munktell Science Park – agentes incubadores de start ups, de relações internacionais e de fomento a programas de responsabilidade ambiental. Este concurso chamado Smart Living Challenge/2014 http://2014.smartlivingchallenge.com/ideas, abriu as inscrições em 3 categorias (eat, live, move) e selecionaram as 15 melhores idéias do mundo. Premiaram com workshops (pitch, design thinking,…), visitas extraordinárias (Museu Novel, Jantar Nobel, casa das máquinas do Palácio, “angel-investors”) e, eventos para ampliação de rede durante 12 dias em diversas cidades da Suécia. Já na América Latina, o III Fórum Mundial da Bicicleta/2014 trouxe cerca de 3mil pessoas entorno da programação organizada pela Cicloiguaçu e com ações sediadas na BC. Foram mais de 20 estados brasileiros presentes e ao menos 10 países diferentes participando com alguma ação. Em seguida, o IV FMB/2015 foi para Colômbia e em 2016 será em Santiago/Chile. Outros prêmios virem desde o comecinho em 2012 em 1º empreendimento social pela Aliança Empreendedora/ São Paulo e em 2014 o Projeto Legado selecionou seu projeto junto a Cicloiguaçu e a ONG Transporte Ativo/ Rio de Janeiro como 1° lugar por promover a bicicleta como mobilidade urbana.

Durante 4 anos a Bicicletaria Cultural ampliou, se equipou, gerou impacto na região que está instalada e é referência nacional para a cultura da bicicleta. O Brasil é atualmente o 3º maior produtor e consumidor de bicicletas no mundo, mesmo assim, se analisarmos o tamanho do país e capacidade per capita do uso desse modal, podemos pensar em maiores avanços. É sim, promissor e já está valendo a pena!

NOVO CARTAZ A2web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s