QUINTA FEIRA É DIA DE CICLOVIAJANTES NA BICICLETARIA CULTURAL

19H ENCONTRO DE CICLOVIAJANTES COM ERNESTO STOCK + ABERTURA DE EXPOSIÇÃO DE FOTOS DA VIAGEM + APRESENTAÇÃO DO PROJETO URUGUAI +APRESENTAÇÃO DA EXPEDIÇÃO SOLO NA ESCOLA.

Projeto felicidade parte 2: de bike pela Ásia

Texto publicado na edição impressa de 25 de agosto de 2015

Capital do Vietnã, a cidade de Hanói é lar de 7 milhões de pessoas. E destino turístico de muita gente, de todas as partes do mundo. Entre elas o paulista Ernesto Stock, que atravessou o país do Sul ao Norte para chegar em Hanói e, de lá, partiu de bicicleta para lugares supostamente desabitados. Em seus três meses pedalando pela Ásia, Stock foi em busca da felicidade. Não a felicidade dele próprio, mas a daqueles povos que vivem com muito pouco ou quase nada, às margens da Cordilheira do Himalaia, apertados entre a cultura chinesa e indiana. Não foi sua primeira vez. Em agosto de 2013, o turista-ciclista partiu do Litoral do Paraná para atravessar a América do Sul, em busca da alegria entre caiçaras, ciganos, menonitas e comunidades andinas. Confirmou: a alegria está nas pequenas coisas.

Modo de pensar

No passeio asiático, novamente a simplicidade (”simples não no sentido de banal, mas de essência das coisas”) tomou conta. Desta vez, um novo choque: o modo de pensar. Por lá, não há muito espaço para o pensamento cartesiano ocidental, e a maneira de ver o mundo do povo da Indochina fez Ernesto refletir. Ele e sua esposa viajaram sem falar uma palavra de qualquer idioma local. Ainda assim, conseguiram se comunicar com sucesso. “A bicicleta ajuda nisso, é um veículo muito simpático”, explica. Conta que só de ver que o casal chegava pedalando, o povo já se animava e, com muita simpatia, os recebia para um chá ou café. Ernesto vai contar essas histórias e muito mais em Curitiba, na próxima quinta-feira (27). Ele é o convidado do Encontro do Cicloviajante, que começa às 19h, na Bicicletaria Cultural (Rua Presidente Faria, 226). O encontro marca ainda o lançamento da exposição de fotos de Stock, que fica em cartaz, na Bicicletaria. Além dele, vão estar presentes os engenheiros José Veiga e Daniel Canal, que partem em setembro para uma viagem de dois anos, por 18 países da América.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s