desde as 10hrs estaremos abertos
ás 15hrs inicia a mostra de filme Konehõp Upu Ibá, Os filhos da mata
veja mais sobre:
O coletivo.
En cleta vamos! é um coletivo de jovens que decidimos combinar conhecimentos, experiencias e interesses em um projeto nômade que permita a gente principalmente continuar aprendendo, compartilhar e intercambiar saberes e experiencias.
Decidimos seguir viagem (em dezembro do 2014) desde Rio de Janeiro, em bicicleta, planejando caminho pra o norte passando por: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, o nordeste brasileiro, até sair por Venezuela, com um projeto de cine – debate, ao ar livre e de maneira gratuita para o aceso de todxs.
Estamos convencidos de que através de diferentes manifestações artísticas e de intercambio cultural, é possível contribuir a um processo de cambio.
Sinopsis do documentário.
Konehõp Upu Ibá, Os filhos da mata é a historia da luta da Reserva da Jaqueira localizada a 13 km ao norte de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, sitio aonde mais de 30 famílias da etnia Pataxó escolhem para vivenciar a sua cultura e preservar as 827 hectareas de mata atlântica. No mês de fevereiro e março de 2015, o coletivo de jovens en Cleta Vamos permanece na aldeia, e dessa convivência surge a necessidade da criação de um documentário como ferramenta de divulgação.
O filme conta as causas e as conseqüências da massacre do ano 1951, o processo de homologação e demarcação do território indígena e a criação da escola com educação diferenciada dentro da aldeia. Mostra as tradições e costumes vivenciadas pelos índios Pataxós no seu dia-a-dia na Reserva (pinturas corporais, cozinha comunitária, procura de lenha para a fogueira, rituais, vestimenta) e a abertura desse cotidiano com a sociedade através do Etnoturismo. O documentário também enfatiza a importância das mulheres na construção da historia da sua comunidade.
ás 16hr abre a exposição de Pierre Lapalu na Galeria Farol Arte e Ação.