54º podcast PEDALEIRA

O grande dia de ciclistas chegou!! Chegou pra celebrar, pra lembrar e reivindicar.

Tantas datas assim (19 de agosto, 19 de Abril, 3 de junho,  22 de setembro …) é porque tem mesmo muito ainda para ser tratado. Nesta mesma semana, a violencia contra ciclistas no Brasil chegou numa escala absurda. Saiba o que dizem ciclistas sobre seu dia a dia. 

Confira o programa:

https://www.cultura930.com.br/novopedaleira/ https://fb.watch/cxxnIkdCwN/

Quando digo que o trânsito é nossa maior arena pública, nosso maior e inexorável campo de trocas – é porque estamos num campo de alta prática coletiva. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), entende-se que trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação (…)* portanto, é toda a nossa forma ativa de pertencimento do espaço comum. No entanto,será que há algum órgão de transito que tenha atenção para ciclistas e/ou pedestres, ou seja, mobilidade ativa? Não, não há. O que temos é numa escala estadual não deliberativa (não decide e nem tem orçamento para realizações) que é a Conciclo, ligada ao DetranPR. Então falta nos uma casa, um corpo organizado, uma (ou mais) cadeira(s) no poder publico que nos represente.

Mas talvez, seja o intenso diálogo entre a paisagem, o corpo humano e a bicicleta, o motivo que justifique tantas datas celebrativas e oficiais sobre pedalar: 

  • No dia 19 de abril é o dia celebrado num contexto contraventor,  ou seja, de quando a bicicleta foi usada numa experiência científica e alucinógena. 
  • Dia 12 de abril é marcado como o dia que a ONU registrou o dia 03 de junho como dia da bicicleta. 
  • Dia 19 de agosto, é o dia nacional do ciclista reivindicando mais segurança depois da morte de Pedro Davison, cicloativista, quando voltava do aniversário de sua filha Luiza, em Brasília e, 
  • dia 8 de dezembro, é o dia da padroeira dos ciclistas, Madonna Del Ghisallo. 

Acompanhe o programa e opine.  

20’11” Vivan Garelli @viviangarelli (ciclista) da região metropolitana do Rio de Janeiro, feminista, antropóloga, pesquisadora, cicloativista, coordenadora da ong Bike Anjo/Niteroi traz a reflexão sobre as datas são marcadas por acontecimentos que definem a necessidade de lutar pelo direito e segurança viária, democratização dos espaços, redução da velocidade, diversidade e garantia de acesso para uma intermodalidade em toda a cidade e não só em pontos privilegiados.

25’36” DonJoey @donjoeyrightrow (ciclista) pedala 19km diariamente entre Curitiba e Colombo, sente falta de fiscalização e a hostilidade no compartilhamento das vias, a falta de perícia e justiça após fatalidades, tudo isso ainda atrasa as comemorações do dia de ciclistas

34’48” Laira Tenca @coletivocassia feminista do BicicleCassia, cientista politica, doutoranda, conselheira municipal do conselho de direitos da mulher de Curitiba e articula advocacy do coletivo Cassia. Ela atenta para as diversas leituras que devam ser feitas para comemorar o dia de ciclistas apontando sobre as abordagens feitas em mulheres que pedalam, pela midia que não atua com respeito a ciclistas neglicenciando seus direitos e sua presença, a exemplo o caso de uma mulher ciclista preta não foi evocada numa manchete recente e substituída pela indicação de que Luiza Lopes (atropelada em Vitoria) era apenas “modelo” cujo algoz se tratou de uma mulher motorista branca e completamente embriagada. Dizendo “eu atropelei ela porque ela estava na minha frente” supondo que esse corpo não teria direito e nem segurança por estar na via.
43’44” Alessandro Foggiatto ALEFOGGIATTO@gmail.com (ciclista) o dia de cicilstas deve ser comemorado pois transcende e não se trata só sobre ciclista, trata sobre cidade para pessoas, #felizdiadeciclista

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/tra-s-ciclistas-morrem-apa-s-atropelamento-em-guamara/536659

https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/em-tres-meses-es-registra-15-mortes-de-ciclistas-no-transito-0422

Curta metragem Lulu vai de bike https://vimeo.com/349091282

Bike Anjo https://www.bikeanjo.org/events/eba-niteroi-set15/

Dia 19 de abril ou dia 03 de junho, quando é o dia de ciclista? Se você disser que é hoje, pode contar comigo. Tô dentro!

Qual das alternativas:

Você está no trânsito, e aquele que está ali na sua frente, de repente parou num lugar inapropriado, o que é que você pensa? 

comentários, sugestões de pautas e informações 

(wtz) 41 31530022 

(wtz) 41991012079

email: bicicletariacultural@tissavalverde

twitter @bicicultural

website: https://www.cultura930.com.br/novopedaleira/

transmissao do episodio: https://fb.watch/cxmmWLo43y/ 

transmissao do episodio: instagram.com/tissavalverde